Com a data de lançamento se aproximando, mais informações sobre o novo Peugeot 208 começam a aparecer na internet. O Notícias Automotivas teve acesso a uma planilha com os prováveis preços, versões e equipamentos do modelo. E não é que, além da plataforma, dos motores e de outros itens, 208 e seu irmão gêmeo C3 devem compartilhar também o mesmo preço?
Tudo bem que Peugeot e Citroën fazem parte do mesmo grupo, PSA, mas, se as informações forem mesmo confirmadas, deixar tudo praticamente igual não me agradou nem um pouco.
As versões – Active, Allure e Griffe – e os valores do novo Peugeot foram confirmados por uma concessionária, enquanto a marca, obviamente, disse que os preços não serão esses. E espero que eles realmente não sejam, pois ficar até R$ 200 mais barato do que o caro Citroën C3 não é vantagem quase nenhuma.
Em termos de beleza, 208 supera o irmão C3 – Fotos acima: Peugeot/Divulgação |
Mas, se alista lista de equipamentos for bem mais generosa, a história muda de figura. A principal diferença que notei entre a informação do NA e os itens de série do C3 divulgados pela Citroën em seu site é a central multimídia touchscreen com GPS e Bluetooth. Para o 208, este equipamento será de série a partir da versão intermediária Allure, enquanto, para o C3, ele é opcional a partir da versão Tendance (a não ser que alguma coisa mude na linha 2014).
Por outro lado, desde a versão Origine, o Citroën C3 oferece, como item de série, retrovisores laterais com regulagem elétrica, o que, aparentemente, será de série apenas a partir do 208 Allure.
Mas ainda acho que, para elevar sua participação no mercado, a Peugeot deveria reduzir em R$ 2.000 o valor do 208 em relação ao C3, já considerando o IPI cheio (a partir de 1º de julho de 2013). Tudo vai depender mesmo da agressividade desejada da marca do leão. Mudar a postura está dando certo, por exemplo, para a Nissan e para a Renault. Do jeito que as coisas estão indo, fico com a impressão de que o Grupo PSA vai ficar “sempre na mesma”.
Interior do Peugeot 208 brasileiro – Reprodução de Novidades Automotivas |
O Peugeot 208 deverá ter preços variando entre R$ 39.990, com motor 1.5 8v flex (89/93 cv e 13,5/14,2 mkgf) e câmbio manual e (salgadíssimos) R$ 54.990 com transmissão automática de apenas quatro marchas e motor 1.6 16V sem tanquinho de partida a frio (115/122 cv e 15,5/16,4 mkgf).
Veja abaixo os prováveis preços e (alguns) equipamentos de série das versões do Peugeot 208 e compare com o já lançado Citroën C3.
Peugeot 208 Active – R$ 39.990
Motor 1.5 8V flex, ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço aro 15″ com calotas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, airbag duplo, freio ABS, protetor de cárter e regulagem de altura de banco e volante.
Peugeot 208 Allure – R$ 44.990
Itens da versão Active mais rodas de liga leve de 15″, retrovisores elétricos, faróis de neblina, central multimídia touchscreen com GPS e Bluetooth, teto panorâmico e sistema de som.
Peugeot 208 Griffe – R$ 50.990
Itens da versão Allure mais motor 1.6 16V, rodas de liga leve de 16″, ar-condicionado digital bi-zone, vidros elétricos traseiros, sensor de estacionamento traseiro e alarme.
Peugeot 208 Griffe automático – R$ 54.990
Adiciona câmbio automático de quatro marchas, trocas sequenciais e piloto automático.
X
Citroën C3 Origine – R$ 39.990
Motor 1.5 8V flex, ar-condicionado, direção elétrica, rodas de aço aro 15″ com calotas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, airbag duplo, freio ABS, protetor de cárter e regulagem de altura de banco e volante + brake light, travamento automatico das portas quando veiculo em movimento, travas das portas e porta-malas com comando à distância na chave, travas de segurança para crianças das portas traseira manual, banco traseiros bi-partido 1/3 – 2/3, computador de bordo, tomada 12V dianteira, porta luvas com refrigeração, preparação para som, retrovisores laterais externos com regulagem elétrica, entre outros itens.
Citroën C3 Tendance – R$ 45.090
Mesmo itens do Origine, além de faróis de neblina, lanternas diurnas de LED (DRL), indicador de temperatura externa, para-brisas ZENITH com ocultador manual, porta luvas com iluminação interna, rádio CD/MP3 Player com comandos na coluna de direção, seis alto-falantes, entrada USB e auxiliar, conexão bluetooth e sistema HIFI-like; vidros dianteiros com acionamento elétrico (vidro do motorista com one touch e anti esmagamento), vidros traseiros com acionamento elétrico, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e rodas em liga leve 15″.
Citroën C3 Exclusive – R$ 51.190
Itens da versão Tendance mais motor 1.6 16V, faróis com acendimento automático foto sensível, retrovisor interno eletrocromo com guia de três leds, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com apoio de braço (2), limitador e regulador de velocidade, limpadores do pára-brisa dianteiro com acionamento automático (sensor de chuva), tomada 12 V traseira – console central, maçanetas e capa dos retrovisores cromadas (infelizmente), rodas em liga leve 16″ (modelo OKA) com inserto cromado e volante em couro c/ inserte em metal.
Citroën C3 Exclusive automático – R$55.290
Adiciona câmbio automático de quatro marchas, com trocas sequenciais por paddle shifts (borboletas) atrás do volante e piloto automático.
Absurdo de bonito. Absurdo de caro.