Hyundai/Divulgação |
Ainda é cedo para dizer, mas, levando em consideração as vendas de novembro de 2012, Hyundai HB20 e Chevrolet Onix estão no caminho certo para o sucesso no mercado nacional (leia o Duelo entre os dois aqui). Já o Toyota Etios parece não estar agradando.
Se somarmos os emplacamentos do Etios hatch desde o seu lançamento, em setembro, o número ainda é inferior ao obtido pelo Onix, que chegou às concessionárias em novembro. Tudo bem que a Chevrolet tem muito mais concessionárias do que a Toyota, mas não era de se esperar uma diferença tão grande.
Chevrolet/Divulgação |
Um ponto interessante é que nos primeiros 15 dias de novembro, o HB20 emplacou mais carros do que todo o mês de outubro.
Vejam os números de emplacamentos, de 1º a 15 de novembro, segundo a Fenabrave, com a posição dos modelos no ranking dos 50 mais emplacados:
9º. Hyundai HB20 – 3.902 unidades
13º. Chevrolet Onix – 2.853 unidades
35º. Toyota Etios hatch – 660 unidades
Acumulado do ano – 1º de janeiro a 15 de novembro de 2012:
Hyundai HB20 – 7.214 unidades
Chevrolet Onix – 2.853 unidades
Toyota Etios hatch – 2.063 unidades
Toyota/Divulgação |
O que fazer Toyota? Melhor abaixar os “preços premium” do seu modelo…
Não é só abaixar os preços, tem que melhorar o visual tanto da carroceria quando o interno…
Com relação aos dados de novembro/12, as vendas do Onix começaram só em 07/11, ou seja, foram emplacados 2.853 Onix em apenas à uma semana de vendas, contra 3.902 HB20, esse sim, durante quinze dias de vendas. Vamos esperar o final do mês, mas acho que o Onix vai bater o HB20 em vendas. Isso reflete, de certo modo, o resultado da enquete promovida nesse site. Os dois são bons carros e acho que vão incomodar VW e Fiat.
Não é só abaixar os preços, tem que melhorar o visual tanto da carroceria quando o interno… (2)
Boa lembrança e observação César!
César, como dono de um Onix, o que você acha do Etios?
Bruno, apesar do Etios ser da Toyota, uma marca excelente, acho que eles vacilaram um pouco no design e acabamento desse carro. A Toyota tinha a opção de produzir o Yaris no Brasil ao invés do Etios e não sei se tomou a decisão certa. Os resultados iniciais das vendas indicam que não.
Moço, joga esse Etios no mato!
Ele tem um visual aquadradado que dava até pra dar uma ajeitada, tanto no hacth quanto sedan, deixando proximos ao Corolla.
Como a GM fez com o Celta em aproxima-lo do Vectra B e C.
Isso dava pra fazer facil facil.
E ajeitar o painel tambem
Quem quiser conhecer o Yaris é só entrar no site da http://www.toyota.com/yaris e comparar com o nosso Etios. Aviso que o preço do carro nos EUA poderá causar uma certa raiva.
Eu testei o Yaris Sedan em 2009.
http://blog0a100.blogspot.com.br/search/label/Yaris
Gostei do carro, mas o painel central me incomodou muito. Pelo menos era BEM mais bonito do que o do Etios.
Renato, concordo! Esse painel central da Toyota é realmente de gosto duvidoso e pouca praticidade. Mas corrigiram isso no Yaris/2013 e o painel ficou bem melhor.
Realmente melhorou muito o painel! Lembra um pouco até o do Honda Fit…
eu comprei um Etios e gostei muito do carro. O painel é feio, mas o carro é espaçoso, com desempenho honesto e não chama a atenção por onde passa, o que mais me agrada.
mas meu filho de 19 anos não gosta de guiar o carro por causa da feiura. mas cada um tem seu gosto.
Roberto
Etios, já nasceu micado.
HB20 teve greve e a Hyundai talvez não venda mais que a GM pela quantidade de representantes espalhados no país e a capacidade de produção de veículos.
Mas os 2 prometem dar trabalho as VW’s (GOL e FOX) e FIAT’s (UNO e PALIO), mas para isso tem de vender pelo menos 3.000 unidades por semana.
Solução simples:
– Baixar 5 mil o preço de cada versão.
– Ar, direção, trio eletrico, abs e air bag de série em todas as versões.
– Refazer e melhorar muito o acabamento ridículo do painel.
– Refazer essa estratétia de marketing baseada em musica e gente sorrindo e ressaltar os pontos fortes do carro (segunrança, consumo e desempenho).
Simples assim.
o hb20 é um carro com a melhor frenagem,melhor motor 1.0 e 1.6 no mercado Brasileiro e melhor acabamento interno e externo entre todos compactos do mercado. A toyota manchou a sua boa imagem com o lançamento do etios. O povo brasileiro está bem informado e busca um carro com mais qualidade. Chega de gol,pálio,uno,celta,ka.Quem não investir em qualidade vai perder muitas vendas. exemplo etios.
Comprei um Onix LT 1.4 dentro da fábrica da GM em SCS no feirão do dia 27/10/12, no dia 05/12/2012 no fim da tarde o recebi através da concessionária Dutra Leste/SP(Grupo Itororó) com vários defeitos: porta traseira do lado do motorista com a borracha do vidro toda enrugada, a parte de cima da mesma com alguns raspados, no canto perto da maçaneta com tinta escorrida, na parte interior da mesma porta entre os bancos e a lataria com pintura com manchas, além da mesma estar toda desalinhada, assim como o capô. Fora que o para sol do lado do passageiro simplesmente de soltou no caminho da concessionária pra minha casa. No dia seguinte logo cedo fui reclamar na concessionária, como a Central de Relacionamento Chevrolet me orientou, simplesmente mandaram eu procurar meus direitos. Eu comprei um carro zero! Não quero um carro cheio de avarias e reparos a fazer que vão diminuir o valor do mesmo! E o artigo 18 CDC?
Emilio Y Ogoshi