Visitei o Etios Connection, evento itinerante para apresentar a sua “nova família de compactos”, ou seja, o novo Toyota Etios, e confesso que fiquei surpreso com o que vi.
Começando pelo visual, o Etios é bem melhor ao vivo do que nas fotos. O hatch é até bonito, com linhas mais bem resolvidas, enquanto o sedã é menos feio do que eu imaginava, mas mantem a triste semelhança com o Logan na traseira.
O espaço interno é muito bom. Com os meus quase 2 metros de altura, coloquei o banco numa boa posição para eu dirigir e sentei logo atrás para medir o espaço traseiro. Tanto no hatch, quanto no sedã, meus joelhos não encostaram no banco dianteiro. Já a cabeça esbarra no teto no hatch e é ligeiramente forçada para baixo no sedã. Mesmo podendo ter um pouco mais de espaço lateral na traseira, para evitar que 3 se adultos empurrem pelos ombros, o espaço do Etios está aprovado.
Para a bagagem, o porta-malas do sedã tem ótimo volume, com 562 litros (segundo a marca) enquanto o Etios hatch fica devendo em espaço, com seus 263 litros, semelhante ao de um Ford Ka.
Em termos de posição para dirigir, a falta de ajuste de profundidade do volante é lamentável. Não entendo como um carro lançado depois de 2010 não tenha este sistema disponível. Mesmo assim, encontrei rapidamente uma posição de guiar – que acho que me cansaria em viagens longas. Pelo menos o modelo conta com ajuste de altura do volante e do banco (provavelmente de série), que também me pareceu confortável.
O acabamento dos carros avaliados era simples, mas bem feito. Realmente não tem luxo nenhum. O porta-luvas é estranho e bate nas pernas do passageiro da frente, além de ter um curioso buraco para o sistema de ventilação.
Painel digno de um Lada
Encerrando, gostaria de comentar o aspecto mais bizarro do Etios: o seu painel. Ele é excelente para um veículo dos anos 1990, com linhas retas e totalmente sem inspiração. Realmente a Toyota deveria ter feito algo (bem) melhor. A solução adotada foi meramente comercial.
Os marcadores ficam no centro para baixar custos, uma vez que os principais mercados do modelo são Brasil e a Índia, bastando “apenas” inverter o volante de lado na hora de produzir. Pelo menos o velocímetro e o conta-giros possuem números grandes, diferente do Toyota Yaris que testei.
Levei a minha namorada para conhecer o veículo e, ao entrar no Etios, ela disse de bate pronto: “esse painel é ridículo! Até um Ká tem um painel melhor”. Quando eu falei que o Etios custaria cerca de R$ 10.000 a mais que um Ka, ela ficou ainda mais revoltada.
O pobre do atendente da Toyota até tentou manter a simpatia, mas ele não tinha argumentos para explicar a “beleza” do painel. Ele disse que anotaria “todas as minhas opiniões para colocar em um relatório e enviar para a Toyota” – o que acho pouquíssimo provável. De qualquer forma, reproduzo uma das frases que falei com ele: “o painel pode ser bem simples, mas não precisa ser feio”.
Toyota/Divulgação |
O Toyota Etios começa a ser vendido no Brasil em setembro, nas carrocerias hatch e sedã, com motores 1.3 16V e 1.5 16V (ambos flex), e com preços variando entre R$ 35.000 e R$ 48.000.
tambem fui ao etios connection e concordo em genero, numero e grau com esse post.
Três conclusões:
1) esse painel é mais feio e menos funcional do que o de uma Kombi;
2) mal aí, Renault. O Logan não é tão feito assim;
2) se o Parizzi pretende dar um presente para sua amada, deve desconsidere o Etios, para o bem de sua própria saúde.
Muito boa Hector! Vou falar com ela! Um abraço!
O Hatch até que não ficou tão feio, porém o encanto acaba quando entra na cabine, parece uma viagem no tempo ao passado. Acho que a Toyota exagerou na dose ao subestimar a inteligência do brasileiro, esse painel não desce de jeito nenhum. Além de ser horroroso, não há que me convença que este painel central não prejudique o motorista, ficar olhando p/ direita p/ ver o velocimetro não existe.
Por fim, depois de tantas críticas, parece que a Toyota vai dar uma revisada do preço para baixo, pois os 35 mil não colou, ainda mais com a proximidade do lançamento do hb20. O pior de tudo é que vai ter muita gente andando de Etios Sedan achando que tá andando de Corolla.
Meu amigo Parizzi. Tudo bem que gosto é subjetivo e tal, mas vc dizer que o Versa é “desengonçado” e outros adjetivos semelhantes, e depois dizer que o Ethios Sedan é “simpático” e “menos feio que imaginava” é, meio contraditório. Como dito, ele tem semelhança com o Logan que nunca foi referência em beleza.
Mas é sua opinião. E é sempre bom vermos opinioes diferentes.
Mas o Versa é muito mais harmonioso que os dois. Exceto o Siena, entre Logan, Cobalt, Ethios e Versa, o último é o mais agradável. Acho.
Abraço!
Grande Skyline!
Eu achei o Etios Sedan menos feio ao vivo, mas ainda sim feio.
O Versa eu não acho feio, só acho desengonçado.
Forte abraço!
35 mil nessa coisa ai…
“O que vale é o preço que o mercado paga”
Takanobu Ito, presidente mundial da Honda
Vai ser um dos maiores fracassos da Toyota, ainda mais depois que o HB20 chegar….
Este painel com os mostradores no meio, brasileiro não vai engolir….
Depois dessa aberração, até o Logan ficou bonito, a Renault agradece.
Tanto tempo de espera para vir isso.
todos sabem gosto da Toyota mais esse automóvel tem uma vantagem, as próximas gereções deste automóvel não vão ficar mais feio do que está, em matéria de feiúra a Toyota arrasou.
Painel: Os marcadores ficam no centro para baixar custos, uma vez que os principais mercados do modelo são Brasil e a Índia, bastando “apenas” inverter o volante de lado na hora de produzir.
Isso é vergonhoso! Uma montadora como a Toyota querer “economizar” com isso, num carro que vai custar a partir de R$ 35.000,00?!?
HB20 chegue logo e com preço bom por favor…
Sinceramente, concordo co sua namorada Renato, até o KA tem um painel melhor. Além de horrível esse painel acho que deveria ser proibido por uma questão de SEGURANÇA. Imagina só ter que ficar desviando o olhar para a direita para olhar o painel.
Aí o cara bate o carro ou atropela a velinha que atravessava a rua fora da faixa ou derruba o motoqueiro que estava no corredor, etc, tudo porque desviou a atenção.
Hoje em dia a gente nem pode desviar muito a tenção pra trocar de estação de rádio que corre o risco de acidente, agora com essa coisa medonha do Etios, isto é item obrigatório.
Estou fora desse Etios e no aguardo do HB20.
Realmente deveria ser proibido soltar um carro novo com um painel que se torna perigoso numa condução principalmente na cidade.
Acho que vai ter muita gente processando a Toyota por ela ter contribuido num acidente após o condutor ter desviado a atenção por culpa desse painel infeliz e desastrado.
Pena que nosso país não tem autoridades de trânsito competentes pra evitar essa situação.
que interessante estes comentarios sobre o painel do Toyota, acho estranho que todos acham o Mini o máximo e ele tem o painel semelhante
Mini não tem nada de semelhante ao Etios não, o único fato é que parte do painel é centralizado tbm e morre ai qualquer coisa que lembre essa coisa horrível do Etios! Sinto pena de quem comprou este carro, vai ser uma bomba na revenda!
Eu já achava o Corolla fora de contexto, pois tem um preço absurdo, é depenado e possui um câmbio automático perneta de apenas quatro marchas. Agora nasce uma aberração ainda maior. Exatamente! Essa coisa bizarra, feia, e translocada que chamam de Etios. Essa condução é uma galada “broxa” de um bacanal de ladas, logans, versas e outras aberrações do mercado Brasileiro.
Carlos-DF
Fiz um teste drive no etios semana passada, adorei a dirigibilidade, o espaço interno, mas realmente fiquei assustada com o painel, não dá para comprar.
Já estava com a mão no etios,depois de tantos comentários,vou rever a compra obrigado a todos