O novo Ford EcoSport foi flagrado recentemente sem disfarces, mostrando suas linhas modernas e chamativas. Entretanto, seu preço e lista de equipamentos, ambos já especulados, ainda não foram revelados mais concretamente. A marca francesa não quis esperar a chegada do principal adversário e já anunciou as novidades do Renault Duster 2012/2013.
Proteção frontal Tube Look é horrorosa e perigosa para o pedestre |
Na verdade a marca anunciou uma única novidade: o sensor de estacionamento deixa de ser um acessório e passa a ser um item de série nas versões Dynamique 1.6 e 2.0. É pouco para uma mudança de linha, embora o Duster continua com boa relação custo/benefício, que seria melhor ainda se os preços de lançamento, mais baixos, tivessem sido mantidos.
Linha 2012/2013
Renault Duster 1.6 16V Hi-Flex – R$ 51.800
Renault Duster Expression 1.6 16V Hi-Flex – R$ 54.100
Renault Duster Dynamique 1.6 16V Hi-Flex – R$ 58.100
Renault Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex – R$ 61.800
Renault Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex Automático – R$ 65.800
Renault Duster Dynamique 2.0 16V Hi-Flex 4×4 – R$ 66.100
Pintura metálica: R$ 1.090
Bancos revestidos em couro (apenas Dynamique): R$ 1.600
Toda linha Duster bem equipada com rodas de aro 16”, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e regulagem de altura do volante. A Expression vem ainda com airbag duplo, banco do motorista com regulagem de altura, vidros elétricos traseiros, alarme, rodas de aço estilizada de 16”, barras no teto e a parte superior dos pára-choques na cor da carroceria.
A lista de equipamentos de série do Duster Dynamique, a versão mais “popular” em oferta, é boa e, como um jogador de futebol, o sensor o equipamento de estacionamento “veio para somar”.
O engate, inútil para quem não tem reboque, também passa a ser oferecido como um “acessório original Renault”. Sua capacidade é de 40 kg de carga, 700 kg de tração e o preço sugerido é de R$ 599.
Engate: útil apenas para quem usa reboque |
Outros acessórios disponíveis são o apoio de braço central nas cores preto ou cinza, faróis de neblina, isolamento de porta-malas, pára-barros (dianteiros e traseiros), rede de porta-malas, soleiras de portas, tapetes de borracha com carpete (para as versões 4×2 e 4×4), vidro elétrico traseiro, ponteira de escapamento cromada, calha de chuva, barras de teto transversais, uma dispensável (feia e perigosa para o pedestre) proteção frontal estilo “quebra-mato” e até porta-bicicleta para o teto.
Fechando a oferta de acessórios, destaque para os onze modelos de bicicletas da marca Colli Bike com rodas de aro 16”, 20” ou 26”. As opções variam de R$ 399 a R$ 900. O ideal seria casar uma bike com o porta-bicicleta de teto já citado.
A tela multimídia realmente passa um aspecto de modernidade ao interior do Duster. Mas será que isso vai ser o suficiente para ele brigar de igual para igual com o novo EcoSport? Como o veículo da Ford ainda não chegou, fica difícil responder. Qualidades para o combate o Duster tem, mas só saberemos quando os dois se enfrentarem. Duster X EcoSport provavelmente será um dos Duelos de 2012 no De 0 a 100.
Linhas 2012 e 2013
A Renault também já lançou a linha 2013 do Fluence que, infelizmente, não tem nenhuma novidade e, felizmente, manteve os preços.
Na linha 2012/2012, o sedã Logan foi atualizado apenas na versão Expression, que recebeu um rádio mais moderno, maior e integrado ao painel, com comando satélite na coluna de direção. O equipamento, além de rádio AM/FM e CD-Player, reproduz músicas nos formatos MP3, WMA e WMV e entrada auxiliar, do tipo “jack”, USB, e conexão bluetooth. O sistema é opcional.
Veículo de entrada da Renault no Brasil, o Clio 2012/2012 recebeu mudanças no chamado Pack Plus (opcional: R$ 300), que agora tem ar quente, dois apoios traseiro de cabeça com regulagem de altura e lavador/limpador de vidro traseiro. O Clio é tem rês anos de garantia de fábrica.
Esse quebra mato aí é ridículo. Prefiro aquele acessório de plástico vendido na autorizada com dois faróis de milha.
Não tem $ pra comprar aí ficam colocando defeitos. Ridículo é o comentário desse cara.
espero que o duster passe a contar com abs e airbag duplo em todas as versões já em 2013, mas sem aumento de preco.
Também concordo em dizer que este quebra mato é horrível. Particularmente acho as linhas do Duster um tanto quanto duvidoso e estes “acessórios” oferecidos a preços abusivos não convencem.
Qual é o marca do seu carro?
Esse será o eterno 2° lugar, pelo menos até chegar outro e assim será o eterno 3° lugar….
Quando é que esse pessoal da renault e nissan vão acordar e ver que no Brasil o que vende é carro bonito.
É incrível alguém preferir um Duster 2.0 automático que um Fluence CVT! Já que é só para a selva da cidade mesmo.
Eu estava realmente estava considerando adquirir um duster, porém quando vi o interior do carro e a lista de equipamentos… Muito decepcionante. Definitivamente não vale pagar R$ 50-60 mil num carro com o interior e lista de equipamentos de sandero. E se você comparar com o fluence fica evidente que é um péssimo negócio o Duster. Desisti…
Quebra mato de metal deveria ser proibido…em vários países já é.
Em um atropelamento as chances de matar são muito miores.
hugoas.
É um draconianao vocês queriam o que?.
Esse tal Duster começou paracendo que ia acabar com o Eco, só aguentou 3 meses e tá despencando ladeira abaixo. Eco é Eco, é o melhor SUV em custo/beneficio do Brasil.
Olha aí.
Acho que o ECO só deu conta do DUSTER por conta da queima de estoque para a chegada da nova geração.
Vamos ver até dezembro como fica, ou pelo menos nos próximos meses quando o novo ECo chegar.
Incrível, mas a Ecosport consegue se manter a frente da Duster mesmo após quase dez anos no mercado….mais de 700 mil unidades foram vendidas…
Acho que a Duster deve amargar umas 1500 unidades por mes após o lançamento da nova Eco..so a frente a horrível AirCross…
Marcelo
A Eco só vendeu pq baixo em quase 10 % os preços.. quero ver se a nova eco vai manter os preços… ai vamos ver …
Já tive um Renault clio 1.6 16V e achei ótimo o carrinho. Sem defeitos, ou quaisquer reclamações, e com uma suspensão tão macia que era um prazer viajar nesse carro. Hoje tenho uma Livina 1.8 automática e, mesmo passados 2 anos, não consigo me acostumar com a suspensão mais dura que já vi num veículo de passeio. Que carro desconfortável.
Queria passar para o Duster, mas o padrão de acabamento da Renault está deixando muitíssimo a desejar. Acho inadmissível pagar quase 70 mil por um acabamento inferior ao de um carro popular, sem falar que o índice de desvalorização de um Renault (um dos maiores do mercado) é ainda maior nas próprias concessionárias do grupo, que parecem não acreditar no próprio produto que vendem.
Renault/Nissan, abram o olho! Os chineses estão chegando forte com carros bonitos, bem acabados e preço justo.
Estava realmente interessado em adquirir um duster, porém quando vi o interior do carro não fiquei empolgado. A lista de equipamentos o plástico com acabamento não agrada merece uma painel emborrachado tipo do Vectra, com sistema de multimídia ar condicionado digital, regulagem de farol. Queria passar para o Duster, mas o padrão de acabamento da Renault está deixando muitíssimo a desejar. Vou esperar a nova Eco, espero que a Renault leia todos os comentários de tome uma decisão urgente para que não perca o encanto, tomara que seja logo.
Renault, por favor o Duster é um carro que merece mais atenção e carinho é o seu lançamento o mais novo filho, capriche igual o Fluence, tira aquele acabamento de plástico do acabamento do paniel e porta, coloque luz dentro no teto, no porta luvas, porta malas, de uma atenção nos detalhes. Tem carros novos chegando, GM Enjoy e Nova Eco Sport chega para brigar.
Pequenas diferenças fazem grandes resultados, vocês são capazes.
Que tal mudar já.
Bem,acabei de adquirir um Duster expression,concordo que o acabamento deixa desejar,perde para a Ecosport nesse quesito,mas quem quer beleza vai num concurso de beleza,(ou compra um importado com menos imposto e mais equipado)quem quer passar pelo asfalto esburacado,ondulado,lonbadas mal feitas,mal sinalizadas,compra um carro que atende esses quesitos,alem de que em questao de espaço até o novo Ecosport ainda é um Fusquinha.
O novo ecosport é uma minivan disfarçada de jipinho ( com aquela ridicula estepe pendurado na traseira).
O Duster tem porte e traços de utilitário, anda muito em qualquer terreno, é mais alto em relação ao solo, e mais robusto, maior espaco interno, maior porta malas, ….
No novo eco mal cabem 4pessoas, no porta malas nem se comenta.
Duster vai continuar na liderança sem duvidas.
Comprei um Duster e quer saber??? Quem fala mal tá é com dor de cotovelo!!!
Não da pra comparar EcoSport com Duster. Têm propósitos diferentes.
A Duster tem muito mais espaço. É carro voltado para família. Tem 3 lugares e não 2 e meio. Tem espaço de porta malas.
Eco é carro pra jovem, despojado, compacto.
Sobre o acabamento da Duster: Ela veio com o propósito de ser um SUV acessível em termos de valor. Num preço muito bom, ele vem completinho. Se quer suv completo com acabamento superior, coloca a mão no bolso e procura outros modelos.
Acabo de adquirir Duster 2.0, estou achando maravilhosa,já tive uma EcoSport no passado, bate mais que batedeira de bolo.
Carro moderno, bom preço, e lindoooooooooooooooooooo
Pessoal, adquiri um Duster Dynamique 1.6, chega agora até dia 26/10, porém, não vejo nenhum problema no acabamento, achei o carro incrível, quem quiser um carro com acabamento melhor é só pagar mais e fica tudo certo, ta cheio de opção no mercado…não troco pela nova eco, fiz o teste drive na nova eco e sinceramente, carrinho apertadinho, só porque tem um painel diferente não quer dizer que seja melhor…abraços!!!
Cascavel/Pr
Tenho um Duster Dynamique 1.6, o carro super confortavel, super macio, otima estabilidade realmente não se comprar com a eco sport e bastante economico! Muito satisfeita… Já tive um Ford e outro nunca mais!
Comprei um Duster 2.0 Automatico. Simplesmente EXCELENTE.
Sou um dos felizes proprietarios de um Duster 1.6 16v techroad, carro robusto, confortavel e com preço mais do que justo se comparado aos preços que nós sempre pagamos por chevrolet fiat ford e principalmente a volks que sempre manteve seus carros caros sem fazer qualquer atualizaçao…vide gol, extinto santana e parati..um detalhe…é mais facil o Duster ser cocncorrent direto do tucson que do coitado do novo ecosport citado…mala ridicula e carro totalmnte voltado para o publico feminino .. ah publico este que esta andando de Duster , entao atençao ao ser pego dirigindo um novo eco…
Concordo plenamente, pois eu comprei uma a menos de um mês e estou muito satisfeito com o carro, pois viajo muito para o interior e lá o carro me responde todas expectativas, posso andar tranquilo em uma estrada de terra que não se sente os buracos. Se eu quisesse beleza eu compraria o salão do automóvel. E sem contar que a eco esport tem mais riscos de capotar, pois a estabilidade é Zero.
BOA TARDE
COMPREI UM DUSTER DYNAMIQUE 2.0 A 60 DIAS NÃO POSSO FALAR MUITO POR POUCO TEMPO, MAS ESTOU SUPER SATISFEITO O CARRO ANDA BEM É ECONÔMICO
UMA SUSPENSÃO DE FAZER INVEJA A MUITOS, JA FIZ MINHA PRIMEIRA VIAGEM UMA
PARTE EM ESTRADA DE BARRO SÓ ELOGIOS, QUANTO AO ACABAMENTO PELO PREÇO ESTA RELATIVO, ESPAÇO INTERNO 10 E O CARRO TEM PORTE, É BONITO
TENHO CERTEZA QUE NÃO VOU ME ARREPENDER.
Nossa…quanto comentários sem noção…comparativos com classe/estilos de carros totalmente diferente…trabalho em obras com carros locados localiza… Duster e EcoSport…para estrada de chão Duster da um banho na eco…EcoSport carro disfarçado de suv…para quem só anda em cidade e não se importa de ter porta mala q não cabe nada…com certeza a eco é melhor… direção elétrica e melhor no asfalto…mas falando suv (para andar estrada de chão…areia…etc…nem se compara…ja fiquei muitos meses com dois modelos!!! Abcs