Hyundai/Divulgação |
O grande internauta Pedro Fialho me chamou a atenção para um detalhe curioso sobre o Hyundai Elantra. Lendo uma matéria dos amigos do Carplace, ele reparou que o recém lançado Hyundai Elantra tem freios traseiros a tambor!
Carplace/Reprodução |
Para um carro que custa entre R$ 68.700 e R$ 81.200, é de se estranhar a falta de discos nos freios de trás. O líder da categoria, Toyota Corolla, tem freios a disco ventilados na dianteira e freios a disco sólidos na traseira. Honda Civic e Chevrolet Cruze também têm freio a disco nas quatro rodas.
Carplace/Reprodução |
Ter freios a tambor não significa que o carro seja ultrapassado ou que tenha problemas de segurança. A questão é que, com freios a disco, a frenagem costuma ser mais eficiente e, para um carro dessa categoria, era o mínimo esperado. Pelo menos ele tem ABS.
Isso é uma vergonha! “O melhor sedã do mundo.” Como diz na divulgação do carro.
Oi Parizzi,
Aparentemente não só os freios a tambor estão presentes no Elantra. Se reparar bem, na última foto, a suspensão traseira parece ser do tipo eixo de torção. O i30 já usa multilink. Estão simplificando alguns carros (principalmente os Hyundai), vide o nosso Veloster capado.
E como funciona o ESP num freio a tambor? Será que tem a mesma eficiência do disco?
Essa eu quero ver!
PQP to de cara!!!!
Depois do Veloster agora essa…
Nem oq comentar!
PQP to de cara!!!! (2)
Depois do Veloster agora essa… (2)
Nem oq comentar! (2)
Welcome to BraZZZZil
Isso é uma vergonha! “O melhor sedã do mundo.” Como diz na divulgação do carro. (2)
Meu opala 1975 tem disco duplo ventilado na dianteira e tambor na traseira… mesma tecnologia…
Mas p/ vender muito no Brasil só precisa ter design e preço alto. Sucesso a vista…
Itens de segurança é superfulo para maioria dos brasileiros.
Essa é de lascar.
Como dizia o “falecido” Timotinho Cabral: EITA!!!
Mesmo vendo a foto, ainda assim custei a acreditar na informação… Hoje estava passando na frente da revenda e pelo movimento deveria ter alguma novidade e resolvi entrar: o Elantra chegara na loja.
Isso confirma que o carro é VISIVELMENTE feito para ser POPULAR nos EUA! Moderno, bem construído, mas de construção simples para ser BARATO (embora duvide que nos EUA tenha freio a tambor). Assim como o Jetta também foi simplificado para ser mais popular lá fora. O carro é muito bonito e por isso ainda deve vender bem, mas quem realmente gosta de carro não vai pagar 80k pelo Elantra. Ah, e a suspensão traseira é mesmo eixo de torção.
E complementando meu comentário acima, ainda não vai ser desta vez que vou trocar meu Focus, mesmo com toda a beleza do Elantra…
félix, então o freio traseiro é a tambor mesmo e a suspensão é eixo de torção?
Enrico, infelizmente são. Na ficha técnica confirma-se que é mesmo eixo de torção. Podem não ser exatamente defeitos, mas não deixa de ser decepcionante… e os dois itens são bastante visíveis através da roda traseira. O carro é muito bonito, mas acho que perdeu parte do charme por ser menos sofisticado que esperava.
concordo félix…
E dólar disparando como vai ficar o preço do Elantra e das peças?, ainda prefiro os Hondas e o Toyotas que mesmo sendo caro vale cada centavo.
Outra coisa, fazendo eu uma revisão do meu i30, tive a oportunidade de conhecer o elantra, que ainda não está disponível para teste drive, descobri o seguinte, além dessa informação de não haver ABS nas rodas traseiras, o rebatedor automático dos retrovisores, também não está disponível nem como opcional na versão top, segundo a vendedora… uma vergonha. Ou seja, eles estão retroagindo na qualidade e por outro lado, faturando mais com os preços lá na coréia !!!
denilson, o elantra não tem abs nas rodas traseiras?
so um louco para pagar 80k em um carro com freio a tambor
so um louco para pagar 80k em um carro com freio a tambor
so um louco para pagar 80k em um carro com freio a tambor
Por isso tudo não troco o meu Cívic. É um carrão ! ! !
Léo
tem otário que compra né!? por isso eles fazem!
Não tem gente que paga 55.000 no golf que é na verdade um gol grande!
Talvez ninguém tenha explicado a vocês sobre a evolução dos freios… Freio a tambor é antigo e eficiente sim, tanto que os caminhões só usam tambor, e a tecnologia empregada no elantra é de 8.1 geração de ABS da Bosch, sendo que o corolla e o Civic são de 6.0 geração. O tambor do Elantra é blindado, selado, eliminando a possibilidade de entrada de água, o que atrapalha a performance dos freios. tanto que nos testes realizados nas revistas especializadas o elantra parou antes dos concorrentes. O freio traseiro funciona somente como “leme” numa freiada brusca, com o intuito de guiar o carro. O freio que pára o carro é o dianteiro, que é a disco, duplo e ventilado, de 16″ de tamanho. Os sensores usados no tambor são mais eficientes que no disco.
RESUMINDO: “O ELANTRA FREIA MELHOR QUE SEU CIVIC, ANÔNIMO”!!!!!
Pois é amigo, até agora só vi criticas ao ver um carro com sistema de frenagem a tambor, já vi inúmeras matérias que provam que o freio a tambor é tão eficaz quanto a um a disco ventilado e digo por experiencia propiá que realmente o tambor tem a frenagem mais rápida que a disco! Você disse tudo a cima, parabéns!
Senhor “Anonimo”, não sei de onde tirou a informação que o Elantra para antes dos concorrentes, em ordem
Fluence > Jetta > Corolla > 408 > Cruze > Elantra > Civic.
De 80 a 0, o Fluence precisava de apenas 23 metros, ja o Elantra…. 30…
Existe uma vontade coletiva dos donos de um CAOA (não é um Hyundai de verdade) em defender a marca, mas é cada vez mais rídiculo o que a CAOA faz com os clientes.
Um amigo não me ouviu. Saiu de um Fusion para o Elantra. Resumo the ópera: Tá mais arrependido que marido quando é pego traindo. Antes dos 3000km já foi 5 vezes pra concessionária pra tirar “barulhos”. Com o Fusion rodou 50.000 e só fez 2 revisões. Continuem comprando coisas “xing-ling”…