Em termos de design, aproximar o modelo do Clio europeu foi muito bem-vindo. O carro ficou bem mais bonito, como vocês conferem nas fotos. A principal novidade está na dianteira, que tem a nova grade superior fechada, com o logo da Renault. A entrada de ar ficou só no para-choque, que foi redesenhado. O entorno dos faróis de neblina recebeu um acabamento cromado para dar sinal de requinte.
Atrás, as mudanças foram mais simples. As lanternas são novas e o nome Sandero passou para o meio da tampa. Uma pena que o botão de abertura do porta-malas não foi escondido, pois ele destoa demais na traseira. Vejam abaixo como seria se o carro tivesse o botão escondido, como no Symbol.
Por dentro
Sandero Stepway tem acabamento diferenciado |
Conheça um pouco de cada versão do Sandero 2012 (texto logo abaixo divulgado pela Renault):
“Authentique: A versão de entrada, a Authentique, é equipada com motor 1.0 16V Hi-Flex – o único do segmento brasileiro de veículos 1.0 litro com cabeçote multiválvulas – e deverá responder por 20% do mix de vendas do modelo. Brake light (3ª luz de freio), alarme sonoro de luzes acesas, para-choques na cor do veículo e retrovisores com regulagem interna são alguns dos itens de série, assim como o indicador do nível do tanque de combustível de partida a frio e a abertura interna da tampa de combustível, duas úteis novidades da linha 2012 que colaboram para a segurança e conforto do motorista.
Expression: Esta versão deverá responder pela maior parte do volume de vendas da gama (50%) e oferece duas opções de motor aos consumidores: 1.0 16V Hi-Flex e 1.6 8V Hi-Torque. De série, todos os equipamentos da versão Authentique e mais itens como banco do motorista e direção hidráulica com regulagem de altura, porta-malas com revestimento interno e iluminação, retrovisores na cor da carroceria, frisos laterais pretos, rodas de aro 15, com calotas integrais (para carros com motor 1.6 8V), logotipo Renault cromado no centro do volante, detalhes com acabamento na cor cinza inox no interior.
Privilège: Versão topo de linha da gama, conta com um pacote completíssimo de itens, que inclui ar condicionado, direção hidráulica com regulagem de altura, retrovisores e vidros dianteiros/traseiros elétricos, travas das portas e do porta-malas elétricas e com sistema CAR (travamento automático a partir de 6 km/h), rádio CD “double din” com MP3 player integrado ao painel, maçanetas na cor da carroceria, banco traseiro bipartido (1/3 e 2/3), adesivos pretos na coluna “B” e soleiras das portas, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina e computador de bordo. Essa versão, que traz sob o capô motor 1.6 8V Hi-Torque.”
Renault Sandero Authentique 1.0 16V Hi-Flex: R$ 28.700
Renault Sandero Expression 1.0 16V Hi-Flex: R$ 31.300
Renault Sandero Expression 1.6 8V Hi-Torque: R$ 33.600
Renault Sandero Privilège 1.6 8V Hi-Torque: R$ 40.400
Renault Sandero Stepway 1.6 16V Hi-Flex: R$ 42.600
Conclusão
Não foi dessa ver que tivemos alterações mecânicas no Sandero. Pelo visto, melhorar o desempenho, a média de consumo e o alto nível de ruídos do motor 1.6 8V, assim como oferecer a opção de câmbio automático ficou mesmo para depois, provavelmente para a linha 2013. Uma pena, pois ainda acho que o motor 1.6 8V não merece o “sobrenome” de Hi-Torque. Pelo menos a Renault guarda novidades para o ano que vem.
Mas, com as alterações da linha 2012, o Sandero deve continuar vendendo muito bem, liderando a marca no país, com grandes chances de aumentar ainda mais sua participação no mercado. Bom trabalho Renault, embora o gostinho de quero mais tenha ficado.
Motor 1.0 16V Hi-Flex
76 cv de potência e 9,9 kgfm de torque com gasolina) e 77 cv e 10,1 kgfm com etanol;
De 0 a 100 km/h em 14,2 segundos (gasolina) e 14,1 segundos (etanol).
Motor 1.6 8V Hi-Torque
92 cv de potência e 13,7 kgfm de torque com gasolina) e 95 cv e 14,1 kgfm com etanol;
De 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (gasolina) e 11,7 segundos (etanol).
Motor 1.6 16V Hi-Flex
107 cv de potência e 15,1 kgfm de torque com gasolina) e 112 cv e 15,5 kgfm com etanol;
De 0 a 100 km/h em 10,2 segundos (gasolina) e 10,2 segundos (etanol).
GOSTAVA DA MUITO VERSÃO STEPWAY ANTERIOR PRINCIPALMENTE DA RODA DE ARO 16.AGORA NÃO TENHO CERTEZA MAS AS “NOVAS”APARENTAM SER 15 E ME LEMBRO JÁ TER VISTO FOTOS DE ALGUM RENAULT ANTIGO VENDIDO LÁ FORA,TALVEZ O MEGANE,OU SEJA MAIS UM RETROCESSO!!
Marcus Quintanilha
Ficou mais bonito.
Mas a indústria automotiva no Brasil insiste em enganar o consumidor.
Veja só: versão privilige COMPLETÍSSIMA (segundo a Renault), mas sem AIR BAG e ABS???? (so pagando mais caro como opcional)!!!!
Renato,
Assim q li as primeiras matérias sobre o Sandero 2012 estava esperando em seu blog:
“Finanlmente ouviram as minhas preces e baixaram o preço de algum produto!” 🙂
Abs!
Estava pensando desde antes em comprar um autentique 1.6, mas pelo que parece ele vai vir com painel one din.
Poxa, que vacilo, Renault.
A frente até que está bonita na versão STEPWAY, mas essa rodinha aí dá pra melhorar e muito.
Nas fotos postadas antes a frente do STEPWAY pareciam ser uma aberração, mas que bom que o ruim ficou só pro jogo de rodas.
Stepway – ficou com um painel de instrumentos digno e um sistema de som de categoria. Não via as portas traseiras se mudaram os puxadores e se colocaram os acionamentos dos vidros elétricos nelas.
Vale lembrar que os comandos de vidros são iluminados coisas que não acontecem nas versões iniciais dos Corolla XLi e Civic LXS e LXL. Mas é bom ver que os comandos da dianteira forma para as portas como no Logan.
O Post está ótimo. Sobre o carro, eu passo. É FATO!!
Desde quando esta porcaria draconiana tem ótimas novidades?, continua sendo um das mais horrorosas carroça que já ví nas terras tupiniquins.
O painel de instrumentos melhorou bastante de pois o Clio 2010/11 contagiros e velocímetros mais bonitos do que a versão STEPWAY 2010/11. O sistema de som sem dúvida melhorou. O acionamento dos vidros dianterios elétricos também. Eu que sou grande prefiro o acionamento no painel.
Ainda bem que não inventaram de colocar o comando de rádio na parte frontal do volante. A posição é execente de mexer. No VW Gol estes comandos ficam na parte frontal do volante o que eu considero menos funcional.
Espero que os puxadores das portas traseiras tenham mudado juntamente com o acionamento dos vidros elétricos traseiros, pois o controle dos retrovisores elétricos continuam abaixo do freio de mão. É claro não é um defeito grave já que você deve regular os retrovisores antes de sair com o carro, mas para quem não esta acostumado com o carro vai gerar um efeito pique esconde.
Caro RENATO DANTAS você s já reparou se o acionamento dos vidros elétricos do seu Japa aí tem iluminação noturna. As carruagens Renault tem desde o seu modelo mais simples o veterano Clio. Que eu saiba nem o Honda CIVIC LXS nem LXL não tem iluminação nos interuptores. O que você me diz do City?
Será que a novidade do CIVIC agora será iluminação dos acionamentos elétricos dos vidros, já que o NEW NEW CIVIC parece estar com os planos suspensos para este ano.
Digo e repito, para o Sr Dantas:
Como se o City fosse a oitava maravilha do mundo. Tu anda num peladão com cambio automático manco, que custa o mesmo que um sedam médio completaço. Dantas você é um exemplo de consumidor esperto e inteligente!
Um Abraço!
Hugoas.
Será que uma das mais importantes mudanças no modelo aconteceu? A retirada do estepe do lado de fora para dentro do porta-malas.
Acho que poderiam ter ousado mais no design externo, na traseira principalmente..o painel cinza permanece e particularmente não me agrada muito. Deveriam ter corrigido este alto consumo pois o meu 1.6 16v faz 8,5 na gasosa..Mas comparado a estes outros da concorrencia, o sandero ainda continua como o melhor custo-beneficio.
ja comprei vou pegar segunda
A renault deixa a desejar quando se precisa deles. Comprei a sandero stepway e a encrenca nao tem acionamento automatico dos vidros. Entrei em contato para instalar, me disseram que perderia a garantia. è ridiculo. Um carro que so falta falar, sem interface. So no Brasil. Sandro
Se algum de voces sabe de alguem que conseguiu instalar o acionamento automatico dos vidros na STEPWAY, sem perder agaratia, por favvor me informem. sdamasseno@yahoo.com.br.
Obrigado
Sandro,
Acionamento automatico dos vidros:
Na RENAULT PREMIER em Brasília eu solicitei a instalação quando comprei o veículo. O serviço foi feito na prórpia concessionária.
Sandro, quanto ao carro não ter acionamento automático dos vidros:
O Honda CIVIC também não tem e o seu índice de satisfação é grande.
Comprei um Sandero há 1 meses e não tive nenhum problema , inclusive coloquei insulfilm e acionamento automático nos vidros da part traseira já que as dianteira já são automáticas, sem maiores problemas e sem perder a garantia. Estou muito satisfeita com o carro . Não entendo porque algumas pessoas se dão o trabalho de vir escrever mentiras,só porque tem outro carro quer ficar arranjando defeitos no carro dos outros ??? com certeza a pessoa que está reclamando que não pode colocar acionamento automático dos vidros realmente não comprou o Sandero, senão não escreveria tanta asneira.
Bom dia comprei um sandero automático queria saber se eu posso colocar uma centralina para que os vidros possam subir acionando o alarme. Sem perder a garantia…. Espero atentamente a resposta grato…
Bom dia. Veja, primeiramente, se é possível instalar o módulo que sobe os vidros na própria concessionária Renault. Dessa forma, o risco de perder a garantia é bastante reduzido. Pesquise entre concessionárias, pois o preço pode variar.
Se não der, veja numa loja de total confiança. Se o serviço for bem-feito, a chance de perder a garantia também é mínima.
Mas lembre-se que tudo depende da avaliação da marca, por isso fazer na concessionária é sempre mais indicado.
TENHO UM SANDERO EXPRESSION 1.0 16V,2012CARA O CARRO E MUITO BOM, CORRE MUITO MAIS QUE QUALQUER CARRO 1.0, SÓ DEIXOU A DESEJAR NA TAMPA TRASEIRA QUE FAZ MUITO BARULHO E NA TRANSMISSÃO DO FREIO TRASEIRO QUE ESTA BATENDO JA FUI NA GARATIA PARA TROCAR, TROCARAM E VOLTOU A FAZER O MESMO BARULHO.
FABIO LEITE
Comprei um Sandero 1.0 OK em novembro 2001 modelo 2012 carro novo com alguns barulhos e o consumo alto de combustível gasolina menos de 8Km litro
Tenho um Stepway 2012, com 3000km rodados e que faz 4,6KM/l em cidade….um absurdo. Já levei à concessioária 6x e me entregam o carro a mesma e dizem que o problema é do condutor, pode??
Não pode! Reclame direto com a Renault!