Design da Volkswagen: quando mais do mesmo é bom (bonito) e ruim

A tendência atual de design da Volkswagen é realmente bonita, com linhas limpas e bem-feitas. Entretanto, tentar fazer todo mundo ficar parecido (e bonito) tem um preço caro: a mesmice. Sendo bastante simplório na pergunta, por que “me diferenciar” no trânsito comprando um Jetta se posso ter um Fox com a mesma cara?

Problema visual

Esse é o problema dos carros que a Volkswagen tem lançado e ainda vai lançar no mercado. Eles não são feios, pelo contrário, como comentei acima, mas a semelhança excessiva os torna monótonos na rua.
E a situação deve ficar ainda mais parecida (com o perdão do trocadilho): segundo a Autoesporte, Gol e Voyage, os dois modelos mais populares da marca no Brasil, vão ficar com o visual da dianteira, pelo menos, bem próximo ao que vemos hoje no Jetta, Fox e SpaceFox!
Ou seja, teremos o excesso de beleza que levará à mesmice nas nossa cidades e estradas. A marca precisa ousar um pouco mais nesse sentido e se arriscar com designs mais diferenciados.

Ideia boa

Por que ela não lança três ou quatro linhas de design, sendo uma para cada categoria de automóvel? Poderíamos ter uma para hatches, uma para sedãs, outra para SUVs e uma para picapes!
Será uma estratégia bem interessante, afinal, além da turma acima, acrescento o Passat 2012, que ficou famoso por causa da propaganda envolvendo o pequeno Darth Vader, de Star Wars.

Volkswagen Passat 2012 – Darth Vader

Quais outros modelos da Volkswagen têm o mesmo visual da turma do post?

(Fotos: Volkswagen/Divulgação e Reprodução/Autoesporte.com.br)

Comentários

  • É…vamos ver se pelo menos com essa homogeneização do exterior os consumidores espertos passarão a observar mais outros aspectos importantes…

    Em tempo, BELA NAVE esse novo Jetta!
    Nos EUA o pessoal já está brincando.
    Vejam: http://www.airsociety.net/wp-content/uploads/2010/12/MK6-Jetta-Bags.jpg

    http://www.airsociety.net/wp-content/uploads/2010/12/MK6-Jetta-Bags-2.jpg

    http://www.airsociety.net/wp-content/uploads/2010/12/MK6-Jetta-Bags-6.jpg

    http://farm6.static.flickr.com/5208/5334621771_183fe26437_b.jpg

  • WLADIMIR PEREIRA disse:

    Acho que frente igual ao dos carros do segmento de luxo só incrementa venda de carro popular. Já que no segmento de carro de luxo o que vale é o diferencial (ser reconhecido como carro de luxo único e exclusivo.

    Talvez seja um tiro no próprio pé. Em fevereiro o Uno ultrapassou o Gol, em março o Gol retornou ao topo.

    Me parece que a FIAT também quer criar essa identidade New Palio = Punto = Bravo(é um punto maior).

  • Adriano - BH/MG disse:

    Não gosto da atual dianteira adotada pela Volks e também concordo em dizer que o design dos modelos são bem parecidos!! Haja visto o novo Jetta que pra mim, a versão anterior era bem mais bonita!! Consequentemente os carros ficam sem uma identidade própria além de não compensar tanto desembolsar um pouco mais para se ter um modelo de uma categoria superior.

  • Félix disse:

    A VW poderia diferenciar melhor seus modelos, mas na minha opinião sempre compensa pagar mais para ter uma suspensão multilink, um motor incrível e a transmissão DSG. São itens que fazem toda a diferença. Tudo bem, tem gente que prefere itens estéticos, mas pelo menos não é um Jetta “SPORTING”…

  • Anonymous disse:

    É um sedã que impõe um certo ar de seriedade mas poderia ter sua identidade diferente do resto da marca Volks, e bem disse o pabloquimico preço de sedã com cara de popular.

  • renato dantas disse:

    Senhores, pedindo passagem para mudar de assunto e quando li não acreditei na tipo de nova modalidade de passar o cliente para trás por parte de uma concessionária Renault, leiam e tomem cuidado.
    http://www.reclameaqui.com.br/1202921/renault/a-renault-itavema-alega-que-seu-veiculo-dentro-da-garantia-q/.

    vejam os números do reclameaqui

    GM com 80 anos de Brasil
    1.566 reclamações
    Renault com 10 anos de Brasil
    1.598 reclamações

    Ford com mais de 70 anos de Brasil
    1.983 reclamações(recordista), logo a Renault vai ultrapassar este número.

  • Hugo disse:

    Vale destacar apesar do elevado número de reclamações a Ford soluciona 50% dos casos, enquanto que a Renault soluciona 67% dos casos.

    Ou seja, no caso destas empresas vale a pena recorrer ao Reclame aqui pois ambas se preocupam em resolver o que estiver ocorrendo.

    Já a Honda, por exemplo, nunca solucionou nenhum caso e sequer responde aos clientes. Mesmo assim constam quase 1000 reclamações. E olha que quem reclama já sabe que não vai ser atendido.

  • renato dantas disse:

    Hugo, desses 1.000 reclamações contra a Honda estão incluídos as motos com números bem elevados, tendo em vista que a Honda motos tem 77,56% do mercado em 2010 veja os números
    1º HONDA 1.399.162 77,56%
    2º YAMAHA 217.003 12,03%, a maioria esmagadora das reclamações são relacionados com motos.
    Quanto ao Renault resolver 67% o reclameaqui discorda de você em 2010.

    Nota do Consumidor 2.49
    Tempo médio de resposta 16 horas 2 minutos 47 segundos
    Avaliações 51
    Não Atendidas 643
    Atendidas 148
    Total 791
    Segundo o Gerente da AUTO JAPAN, a Honda não responde ao reclameaqui (não concordo tinha que responder), conversa direto com o reclamante.
    E a Toyota só com 146 reclamações hein é ou não uma montadora que junto com a Honda produzem verdadeiros automóveis.
    Um dia você se livra do Clio sedã disfaçado de Symbol e entra para o mundo maravilho da Honda e Toyota.

  • renato dantas disse:

    Em tempo, a Jac que produz o lixo chinês já conta com duas reclamações em relação a concessionária,o que vai chover sobre a carruagem chinesa.

  • Não sou fã dessas frentes padronizadas, como a GM faz com essa grade de caminhao na dianteira, mas a Volks exagera e muito, pq todas as frentes sao identicas, nao e que uma frente de um modelo lembre outra, e que nao tem diferença, e isso particularmente eu nao gosto mesmo.

  • Hugo disse:

    Renato, o que quero dizer é que como a Honda e Toyota não respondem, não adianta formular reclamação. Quando tive infiltração de água no farol do meu antigo Fit não postei no Reclame Aqui exatamente por não surtir efeito.

    Ou seja, são poucas as reclamações porque não existe preocupação das montadoras em responder ao consumidor.

  • Félix disse:

    Alguém tem que dar um jeito nesse Renato Dantas! O carro do cara nem é vendido no Japão, na terra da Honda! Não estou aqui para defender nenhuma marca, mas quando a gente compra o carro do nosso próprio gosto, SEMPRE aparece um que fica criticando… No mundo maravilhoso da Honda, o Civic flex automático faz 4 km/l na cidade (palavra de 2 amigos que possuem o carro): um verdadeiro alcomóvel.

  • Félix disse:

    Maria: depende do trânsito. Na situação citada, um Vectra por exemplo faz uns 5,5-6,0km/l. O Corolla melhor ainda… O Civic flex parece não ir muito bem com álcool, e aqui no interior de SP via de regra é o combustível preferido (menos agora, com álcool caro, né?). E não acho o Civic ruim (pelo contrário), nem o City… mas fico de saco cheio com os “radicais” do blog

  • Adriano - BH/MG disse:

    Fugindo um pouco da matéria em questão, periodicamente entro neste blog e vejo o tal Renato Dantas puxando o “maior saco” da Honda e da Toyota. Esse cara deve ter um “carrão” de alguma dessas montadoras, ou ser funcionário e recebendo muito bem e/ou levar um por fora pra ficar “babando tanto o ovo” destas duas marcas e criticando as demais.
    Seja um pouco imparcial e respeite os demais!!!

  • Anonymous disse:

    Eu tenho um Gol G5 e não gostei nem um pouco da Volks mudar a frente do carro, esse novo gol ainda está com um visual moderno, só tem pouco mais de dois anos, e acho a frente mais bonita que a do Fox, é uma pena que mudem.

  • Anonymous disse:

    Só no Brasil pro cara achar que ter um carro popular com os farois parecidos ao de um modelo superior faz com que ele tenha o mesmo carro… Brasileiro compra carro porque é bonitinho… Por isso tá cheio de otário andando em SW4 e Elantra com freio a tambor e pagando de patrão… O powertrain do Jetta TSI é o mesmo do Audi e não tem concorrente pra ele nesse preço. 5 estrelas no EuroNcap. 6 airbags. É mesmo, prefiro o Voyage que é bem parecido de visual e mais barato…tá bom! Mas tem outros carros bonitinhos e bem ordinários pelo mesmo preço, isso tem… Um exemplo é o Lancer GT popular feito para os brasileiros. Um carro lindo que dá vontade de chorar quando vc liga a chave de tão pobre que deixaram a mecânica dele…

    • Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *