Tive a oportunidade de dirigir o Punto e o Idea com os novos motores E.TorQ, e o resultado, de uma maneira geral, me agradou. Vou começar pelo Idea Sporting 1.8 16V, passando pelo Punto Essence 1.6 16V e chegando, finalmente, ao Essence 1.8 16V, o melhor deles.
Equipado com o motor 1.8 16V, que desenvole 130 cv e 18,4 kgfm com o gasolina e 132 cv e 18,9 kgfm com etanol, o Idea tem não garante um desempenho esporte, mas sim um “sporting”, ou seja, que agrada mas não empolga. A distribuição de força do novo propulsor é diferente da antiga motorização 1.8 8V da GM Powertrain. O E.TorQ é mais linear, embora falte força em rotações mais baixas (o Idea Sporting pesa 1.280 kg) – mas nada que incomode profundamente. Assim como a maioria dos 16V, o modelo gosta mesmo é de rodar com giros mais altos, especialmente acima de 3.000 rpm.
Se comparado ao Idea 1.8 8V 2010, a versão 2011 1.8 16V anda e diverte bem mais. Nas curvas, a suspensão bem acertada casou bem com os rodas de liga-leve de 16”, garantindo boa estabilidade (para um monovolume) – mas é aconselhável não exagerar na dose. Resumindo: carregado ou não, o Idea Sporting 1.8 16V vai se sair bem em todas as situações do dia a dia, especialmente com motor cheio.
Se você procura (um pouco de) diversão e precisa necessariamente de um veículo familiar, o carro da Fiat, equipado com o motor 1.8 16V, pode ser uma opção interessante, lembrando que suas virtudes são o espaço e a versatilidade interna, e não o desempenho (que agrada, mas não empolga). Quem diverte mesmo é o Punto 1.8 16V, mas logo eu chego nele.
O motor 1.6 16V casou muito bem com o Punto. Os 115 cv de potência e 16,2 kgfm de torque com gasolina e 117 cv e 16,8 kgfm com etanol são suficientes para o compacto italiano. Não é nada de espetacular, mas o motorista não terá muito do que reclamar. Diferente do 1.4, que sofre muito com a falta de força, o Punto 1.6 anda bem, principalmente quando o propulsor está cheio. Em giro mais baixo, falta força para levar os 1.170 kg do compacto. Se o 1.4 é anêmico, o Punto 1.6 16V é honesto, mas não arranca um sorriso do condutor, que é exatamente o que o Punto 1.8 faz.
O Punto 1.8 16V E.TorQ Essence é apenas 6 kg mais pesado do que o Essence 1.6. Então, a honestidade acaba virando sobra, garantindo bem mais força e diversão. Com excelente posição de guiar, o desempenho é animador e quase faz o motorista pensar que está a bordo de um esportivo, superando o fora de linha Punto 1.8 8V e o ainda vivo Stilo 1.8 8V. A falta de força do Idea Sporting 1.8 em giros mais baixos também aparece no Punto Essence 1.8, mas não incomoda tanto, muito por causa dos 104 kg a menos.
Eu dirigi o manual. Câmbio Dualogic é opcional |
A sensação que tive ao entrar e rodar no Punto Essence 1.8 16V foi a de que vesti o carro. Ele é pequeno, com excelente posição de dirigir, ótima estabilidade e motor que garante muita diversão. Como não faço questão de rodas de aro 16″ e acho os cintos de segurança vermelhos muito feios, a minha escolha seria mesmo o Punto Essence 1.8 16V, como eu já disse anteriormente.
O punto e o melhor carro da fiat no brasil, essa versão 1.8 deve ser divertida mesmo.
A Fiat nunca teve uma tradição de grandes motores. Se o E.TorQ vingar, a Fiat poderá superar uma desconfiança histórica.
É um Hatch e tanto faz a motorização porém, esperamos que a Fiat não apareca com outro motor para irritar seus compradores, como fez com os proprietários do Idea e do Puntão Linea.
O punto e o melhor carro da fiat no brasil, essa versão 1.8 deve ser divertida mesmo.(2)
O melhor carro da Fiat no Brasil é o STILO. É FATO!
Huuum…ainda tenho minhas dúvidas! Mas antes melhorar do que ficar parado!
Leônidas, o Stilo com motor 1.8 16V E.TorQ ficaria bem legal. Mas o jeito será aguardar o Bravo com esta motorização.
Renato,
Qual a vantagem de 4 valvulas em vez de duas?
Eu sei que a potência é maior, mas só numa rotação maior.
Raramente eu passo dos 3000rpm, então pra mim isso não serve pra muita coisa, certo?
continua Idea de girico
Prezado (a) Anônimo (a),
Os motores com 4 válvulas por cilindro costumam ser mais modernos que os de 8V, mas isso não é umaregra. Em termos de desempenho, eles costumam andar mais quando estão cheios, em rotações mais altas.
Mas, em alguns casos, como em alguns motores da Honda e da Toyota, o funcionamento das válvulas 16V conta com um comando continuamente variável, que ajuda a ter um baixo consumo de combustível e um desempenho melhor em qualquer rotação.
Mas, na prática, é como você disse. Meu amigo tem um Sandero 1.6 8V e rodava apenas na cidade. Agora, que ele dirigiu um 1.6 16V e que ele tem trabalhado fora da cidade, pegando estrada com mais frequência, ele vai trocar o carro dele por um Sandero 1.6 16V, pois, na hora de uma ultrapassagem, que acontece sempre com rotações mais elevadas, o motor 1.6 16V faz a diferença.
Realmente varia de cada um.
Caro Renato Parizzi, tenho minhas dúvidas. Nunca confiei muito nos motores da FIAT. É FATO!
Nunca confiei tb nos motores da fiat tirando os fire’s, agora nesse caso acho que vai ser diferente, devido a vir de uma fábrica de motores e para quem eles faziam motores antes, agora acho que esses serão confiáveis.
Acho que a fiat deveria lançar logo a Palio weekend essence 1.6 16v, para enfrentar a Nova Space fox de frente, com motor mais moderno e econômico para quem viaja muito seria um achado.
Na Argentina ja existe a Palio Adventure com o novo motor 1.6 16v E.Torq
Veja http://www.youtube.com/watch?v=90ShJmRuI-Y
Lixo de motor, anda igual 1.0 e bebe mais que opala.Comprei meu punto 1.6 16v e torq, está com 1800km , não faz mais de 6.8km na cidade se tiver com 4 ocupantes e ar ligado, esquece…qualquer morro é “primeirona” e pé no fundo com consumo instantaneo de 4km/l.Gostaria de descobrir como a FIAT conseguiu fazer um motor com desempenho/consumo pior que monza, belina e outros carros da década de 80 ? Isso que é tecnologia !!
NÃO COMPREM NENHUM FIAT COM E TORQ !!
todas as montadoras estão um lixo. o civic que dizem ter um motor moderno bebia tanto quanto a minha finada zafira que besava uns 200 kg a mais que o mesmo
Tenho uma Idea 2013 com motor E-Torq 1.8 16v, motor com bom desempenho, mas faz 6km por litro no alcool e 8km na gasolina em estrada, resolvi o problema com GNV, agora faz 10km por metro, com R$ 25,00 rodo 160km, sei que o gnv desvaloriza o carro mas estava gastando R$150,00 por semana pra rodar pouco mais de 300km, pensava em vender o carro, consumo absurdo, gnv de 5 geração ficou satisfatório, bom desempenho, o bolso agradece.
Com uma gasolina de pessima qualidade e com 30% de etanol, não tem engenheiro e motor nesse país que façam milagre…….isso além das pessimas estradas
O mesmo Polo 2003 Hatch que eu tenho no Brasil, na Alemanha com irmão de um conhecido o mesmo veiculo faz 27 km/ l ou 25 km/l, o meu aqui não consigo 13 km/l na estrada andando a 80 km/h