Uma decepção! Esse foi o meu sentimento depois de ler as novidades da linha 2010 do Nissan Tiida, que chegou às concessionárias da marca no dia 21 de janeiro. Diferente do que era esperado, o modelo teve uma alteração visual ainda menor na dianteira e recebeu poucos equipamentos novos de série. Fico com a impressão da Nissan estar sempre tímida com o Tiida; e da marca japonesa não confiar no potencial mercadológico do seu hatch médio (importado do México) – mesmo cortando cerca de R$ 3.000 no valor do carro!
O veículo tem um interessante motor 1.8 16V flex, de 125/126 cv de potência, com opção de câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro marchas. O espaço-interno é o principal atrativo do veículo, bom para cinco pessoas.
Para a linha 2010, eu esperava que a Nissan recheasse a lista de equipamentos de série ou abaixasse o preço do Tiida de forma considerável (ideia mais provável), além do esperado tapa no visual do modelo. Tire R$ 3.000 do valores sugeridos do Tiida (mais abaixo) e veja as alterações efetuadas pela Nissan:
1.8 S
*Novo desenho da grade dianteira
*Novos desenhos, cores e iluminação do velocímetro e conta-giros
*Inclusão do ajuste de altura do banco do motorista
*Novos tecidos dos bancos e dos revestimentos das portas
*Destravamento automático das portas habilitado pelo proprietário ou na concessionária
1.8 SL
Todos da S mais:
*Nova roda 16 polegadas – mais esportiva
*Nova chave inteligente presencial (I-key) com abertura e fechamento das portas, do porta-malas e acionamento do alarme por meio desta.
Muito pouco, não é?
Ainda assim o Tiida tem um conjunto bem interessante, já que ele vem equipado, de fábrica, desde a versão S, a de entrada, que tem preço sugerido de R$ 48.990, com ar-condicionado, vidros e travas com acionamento elétrico, direção elétrica com assistência variável, travamento automático das portas com veículo em movimento e airbag duplo. A SL, que tem valor sugerido de R$ 52.990, vem com os mesmos itens da S além de ABS integrado ao controle eletrônico de frenagem (EBD) e ao assistente de frenagem (BAS), ar-condicionado automático digital e banco traseiro reclinável deslizante na horizontal, que permite o deslocamento da peça em até 24 cm.
Confira os preços da linha 2010 do Tiida:
. 1.8 S MT Flex: R$ 48.990
. 1.8 SL MT Flex: R$ 52.990
. 1.8 S AT Flex: R$ 53.990
. 1.8 SL AT Flex: R$ 57.990
A Nissan espera vender 500 unidades do Tiida por mês, o que considero um pouco otimista, embora o Tiida tenha um conjunto interessante e atraente (como eu disse acima). Vale lembrar que, em 2008, a média de vendas mensal foi de 273 carros. Em 2009, a média subiu para 323 veículos por mês. Se a média subir para 400 unidades por mês em 2010, vai estar ótimo.
Confira como era o Tiida antigo (escuro) e como o modelo ficou nos outros mercados (e como ele era esperado para o nosso país):
Caro xará corrija-me se estou errado, o carro é bom, é um japa porém, não agradou e nem vai agradar por causa da sua feiúra (eu acho), assim como o Sentra tembém não vai decolar, é mais fácil o tal Kia “Cerato” decolar por ser parecido com um Honda Civic, que os dois Nissan.
Em tempo: 455 km e tudo maravilhosamente bem.
Concordo com tudo dito acima pelo renato dantas, feio que dói o carro, parece até um clio um pouco maior, não vai vender bem desse jeito nunca
Nunca andei em um, mas parece ser um carro muito bom… porém um pouco feio.
Um bom carro e não é tão feio assim. O espaço interno é muito bom e tem um bom motor. Eu não compraria pois tenho opção melhor nesta categoria que é cheia de boas opções. É FATO!
É um carrão, custo benefício 10!
Se não emplacou, pelo menos serviu para baixar o preço dos concorrentes! Não é feio, é diferente!
Vendas do Cerato em Dezembro 732 / meta da Kia 700 por mês.
Vendas do Cerato 1ª quinzena Janeiro 375 / Acima da média.
É não é Flex ainda…
Acho o Tiida feio. Acho o nome Tiida feio. As alterações…. acho que não mudou nada. Mudar grade? Mudar velocímetro? Isso não faz a mínima diferençã. A Nissan vai continuar patinando apesar de ser uma ótima montadora…
Sem dúvida o hatch mais feio que consigo lembrar no Brasil atualmente!
Bom carro,mas feio num segmento que tem carros lindos como o novo Focus.
Na minha opinião, o único carro com um design interessante vendido atualmente pela nissan no Brasil é a picape FRONTIER, pois os outros (TIIDA, SENTRA, LIVINA),são simplesmente horríveis, podem até possuirem opcionais e motorização interessantes, porém o brasileiro se apega primeiramente ao visual do carro para depois avaliar o resto.
Concordo com o PARIZZI para o NISSAN vender o jeito é baixar o preço quem sabe R$ 44.000,00 (preço agressivo e ousado)seria um bom preço, mas por R$ 48,9 tem muita opção de carro (Leônidas). Quanto aos carros que ainda FLEX eles ainda continuam com o consumo alto quando abastecidos com gasolina. Os que são só a gasolina são mais econômicos que os FLEX com este combustível. Os FLEX ainda tem de evoluir muito ou partir logo para eletricidade.
eu tenho e acho lindo,espaço interno maravilhoso,enorme,economico,motor excelente…sem mais comentários…comprem e vão entender o q estou falando,depois desse vou comprar outro mais novo,mas d novo será Tiida amei carro maravilhoso.
Ótimo carro tem muito motor e conforto e descordo do carro ser feio,tem muitos piores,estou no segundo pena que no fábrica mas