É… o motor Sigma 1.6 16V flex com 145 cv de potência não passou de um mal entendido, como já era esperado. Essa potência será a do propulsor 2.0 16V Duratec flex que vai equipar o Focus muito em breve e que já está debaixo do capô do EcoSport há algum tempo.
O novo propulsor 1.6 16V Sigma da Ford terá 109 cv com gasolina e 115 cv com álcool, um aumento pequeno em relação ao 1.6 Rocam, que desenvolve 105 cv (G) e 112 cv (A). O torque também será superior: 15,4 kgfm com gasolina e 16,3 kgfm com álcool – melhores que os 15,1 kgfm (G) e 15,9 kgfm (A) do Rocam.
Confesso que fiquei decepcionado com os números do propulsor 1.6 16V. Ele é bem mais fraco do que eu imaginava, o que não significa um desempenho ruim. Mesmo assim, eu esperava números mais animadores.
A motorização Sigma pesa apenas 79 kg (segundo a Ford), graças à construção do bloco, cabeçote e cárter de alumínio. O novo motor vem com duplo comando válvulas, e, infelizmente, não com o variável, como era esperado (com comando variável, ele renderia os esperados 125 cv – aproximadamente).
Então, ser mais leve, com maior potência e mais torque pode fazer uma diferença notável em termos de desempenho e consumo. Mas vejam abaixo:
. Velho Ford Focus hatch 1.6: 1.190 kg
. Velho Ford Focus Sedan 1.6: 1.205 kg
. Novo Ford Focus hatch 2.0 GLX: 1.340 kg (manual) / 1.350 kg (automático)
. Novo Ford Focus hatch 2.0 Ghia: 1.348 kg (manual) / 1.357 kg (automático)
. Novo Ford Focus Sedan 2.0 GLX: 1.350 kg (manual) / 1.360 kg (automático)
. Novo Ford Focus Sedan 2.0 Ghia: 1.357 kg (manual) / 1.366 kg (automático)
. Renault Mégane Sedan 1.6 16V: 1.285 kg
. Renault Sandero 1.6 8V: 1.055 kg
. Renault Sandero 1.6 16V: 1.087 kg
. Volkswagen Golf 1.6: 1.171 kg
. Volkswagen Golf 2.0: 1.261 kg
Como vocês viram, a questão do peso será importante para o novo Focus hatch 1.6, já que a versão 2.0 é “gordinha”. Coloquei alguns números da família Focus e de outros carros equipados com motor 1.6 para vocês compararem.
O Megane Sedan 1.6 16V, por exemplo, é mais leve que o Focus hatch 2.0 e tem os mesmos 110 cv e 115 cv do motor Sigma. Com os seus 1.285 kg, o sedã da Renault tem um rendimento apenas satisfatório. Então podemos ter uma ideia de como pode ser o desempenho do novo Focus 1.6. Claro que outras questões influenciam, como o coeficiente aerodinâmico e, principalmente, o câmbio (relação das marchas).
Atualização (04/12/09)
Segundo uma fonte, o Fiesta 1.6 Sigma vai ser cerca de 48 kg mais leve do que o Fiesta 2.0 Duratec.
Muito peso pra pouca potência. Esse Focus 1.6 vai viver mancando como o Golf 2.0 e 1.6. Carro acima de 1200kg precisa de, no mínimo, uns 130 cavalos (é o caso bem sucedido do Civic e Corolla). Acima de 1300kg, bote uns 140~150cv pra “coisa” ficar divertida (vejam o 307, C4 e Focus, por exemplo).
Enquanto isso a Kia reina com aquele belo 1.6 de 124cv (na gasolina) e a Volks chora com seu “poderoso” 2.0 de 120 pôneis.
Pro trânsito urbano e uso normal esse Sigma vai atender bem. Ele só não deve empolgar muito.
Provavelmente esse Focus vai perder de 50 a 100 kilos de gordura, mais mesmo assim, ainda vai ser muito pra esse motor empurrar.
De novidade, esse motor sigma só tem o baixo peso mesmo, por que, o 1.6 16V da renault utilisado no megane e no scenic, tem os mesmos numeros de rendimento, exeto pelo torque com gasolina, 15,2 (a 3.750 rpm) da Renault contra 15,4 (a não fornecido rpm)do sigma.
OBS: O 1.6 16V da Renault utilizado no Clio, Sandero e Logam rende 107 cv (gasolina) 5.750 rpm / 112 cv (álcool) 5.750 e 15,1 mkgf (gasolina) 3.750 rpm / 15,5 mkgf (álcool) 3.750 rpm, deve ter sofrido algumas melhorias pra render um pouco mais no megane e no scenic (110/115cv e 15,2/16mkgf).
Eita carro bem resolvido esse Focus hein, acredito que a relação de marchas para o motor Sigma seja diferente do oferecido hoje pela Ford como disse, o sedã 1.6 ou 2.0flex vai para minha garagem em
2010. É FATO (licença leônidas).
obs: em 2013 estarei comprando um dos verdadeiros automóveis, advinhem qual deles?……………………………………………………….
Honda Civic ou o Corolla. TAMBÉM É FATO.
Não vi muito diferença em relação ao atual 1.6 zetec rocan. Mas vai continuar sendo um ótimo carro como sempre foi juntamente com os demais fords que usam o propulsor 1.6.
Que pena que os 145cv eram fictícios…
O FORD FOCUS é um carro que me fascina desde do modelo anterior HATCH e o atual SEDAN. Mas CIVIC e COROLLA parecem carros consolidados e os seus compradores não estão dipostos a mudar(testar)outros modelos. Eles querem só atualizar os seus modelos consagrados. Os concorrentes para terem mercado tem de diminuir preço e manter equipamentos para seduzir o consumidor.
Que decepção!!!
Vamos ver como anda esse “moderno” e tao badalado Sigma, que nem tem comando variável…
Além de tudo é 16v!! Tomara que a curva de potencia e torque nao seja um rascunho do everest.
Brincadeira, 16v por 16v eu fico com o meu zetec 1.8 q tem mais torque e é mto economico.
Tenho um 2010/11 e o glx 1.6 com esse motor, e um bom carro o motor responde muito bem anda com facilidade so nao da p abusar muito das retomas de 4 em 40km ele demora um pouco agora se descer uma marcha anda muito bem, consumo ta muito bom para o peso do carro so uso ar e nao achei ruim anda bem mais que meu 206 com 1.6 16v mono sendo um carro com bom motor rodas mais finas e mais leve, realmente fico devendo o comomando variavel e nos 1.6 do modelo 2014 tb n tem mancada hein ate um jac j3 tem heheeheh
ola. Qual e o torque do motor sigma 1.6 16v em mancal, biela e cabecote ano 2010
Ford é Ford, eu tenho um Ford Focus 2013 é estou muito satisfeito,nada a reclamar, ótimo carro