Fiat/Divulgação |
1ª. Mercado
Pensando única e exclusivamente no mercado, a Fiat está de parabéns ao lançar a versão EL do Siena. Mais equipada que a Fire (R$ 26.290) e mais barata que a ELX (R$ 32.600), a EL (R$ 28.900) entra numa lacuna que o Voyage estava se apoderando. Com isso, o Siena volta a brigar com muita força com o sedã da Volkswagen. Vale lembrar que o mais vendido da categoria é o Corsa Sedan – diga-se Classic. Quem ganha com isso é o consumidor.
Fiat/Divulgação |
2ª. Siena
Sei que a disputa está acirrada com a Volkswagen, mas a Fiat precisa tomar muito cuidado com os passos dela em 2009. Lançar a linha 2010 do Palio na primeira semana de janeiro de 2009 foi muito arriscado, especialmente por mudar o visual do carro (de novo) – veja aqui e aqui.
Interior do novo Siena EL – Fiat/Divulgação |
Agora, lançar uma nova versão do Siena, com o visual diferente… isso não “cheira” muito bem. O Siena 0 km pode ser encontrado com três leiautes diferentes na mesma plataforma: a Fire, baseada na geração 3; a ELX, conhecida como Novo Siena; e a nova EL, que fica no meio do caminho entre o Palio geração 4 (que não é mais vendido – pelo menos até o momento) e o Novo Siena.
Ou seja, o modelo é fruto da mistura do visual de dois carros. Com isso, o sedã compacto da Fiat começa a perder a sua identidade visual. Isso é muito grave! O Siena Fire e o ELX são considerados muitos bonitos. Será que o brasileiro vai aprovar o visual do EL?
Novo Uno pode ser assim, mas tenho certeza de que ele será mais quadrado – Reprodução da internet/carroonline.net – 23/3/09 |
Novo Uno
De acordo com a Revista Exame, a Fiat pode antecipar o lançamento do novo Uno para recuperar o terreno perdido para a Volkswagen, que ainda vai mudar o Fox e lançar a nova Saveiro em 2009 – minando a Fiat de vez! Além disso, a Fiat contra-atacaria a Chevrolet, que vai lançar o “projeto Viva” hatch também em 2009. O novo Uno, previsto para 2010, chegaria no final de 2009. A imagem acima, da Revista Carro, mostra como pode ser o novo modelo – minhas fontes garantem que o carro não será assim, mas sim mais quadrado e marcante.
Já a imagem abaixo, do blog Pit Stop, mostra uma foto da revista AutoOggi do que pode ser o novo Uno. Na verdade, a imagem é do novo Seiscento, irmão do Fiat 500. O 600 terá custo de produção mais baixo e muitas peças compartilhadas com outros veículos da marca. Segundo a publicação, o Seiscento custaria em torno de 6.000 euros, o equivalente aproximado a R$ 18.000. Por causa do preço é que podemos acreditar que esse também possa ser o novo Uno, que está nas nossas ruas há mais de 20 anos.
Reprodução da internet/pitstopbrasil.wordpress.com – 16/1/09 |